quarta-feira, novembro 18, 2009

Pensava que fosse um sítio,

uma chácara ou uma casa de veraneio tamanha a distância percorrida de carro.
Não era casa de veraneio não.
Quem mora na Suíça e quer ter casa própria, compra na França, pois, no primeiro país custa o dobro que no segundo, o imposto predial é o dobro e ainda se paga um imposto sobre o aluguel da casa, mesmo que seja própria e que se more nela. Avalia-se um preço semelhante a um aluguel e é considerado como tal.
Quem compra casa na França morando na Suíça tem que gostar de dirigir e gostar de levantar cedo. Tem gente que viaja 160 quilômetros por dia, ida e volta, para ir e vir trabalhar na Suíça onde o salário é melhor.

Imaginava muita sombra em volta da casa e ao chegarmos encontrei o oposto, a vegetação se parecia mais com cerrado, o sol não tinha onde se esconder e eu me sentia novamente em um clima tropical. José construiu sua casa com esmero e capricho, móveis, azulejos e materiais da melhor qualidade. Isto era visível ao se adentrar a casa. Ele preparara o almoço para a família reunida, não esperava visitas, nem havia mais nada pra se comer, e eu estava faminta. Devoramos tudo o que havia sobrado, desde azeitona até um fiapo de bacalhau que carne vermelha eu nem podia ver naquela época, tinha ojeriza.
Claro que antes de retornarmos pra Suíça cantei para todos na sala.
Ouviam emocionados, quietos.

Nenhum comentário: